7 curiosidades incríveis sobre Arapongas

21 Fevereiro 2020

Arapongas é a nossa paixão! De relevo plano, clima amistoso e população tão carinhosa, a cidade oferece a calma do interior a seus moradores, embora também concentre serviços e indústrias fortes a empreendedores e empresários de todo o país.

Para homenagear a terra que nos acolhe tão bem, este artigo reúne 7 curiosidades que mais gostamos sobre Arapongas

Será que você já conhece esses detalhes? Confira:

1. CIDADE DOS PÁSSAROS

Você já teve ter ouvido falar que Arapongas é a Cidade dos Pássaros, certo? O apelido carinhoso, é claro, deriva-se de seu nome. Mas você conhece a origem deste?

A história conta que certa vez uma equipe da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela povoação desta região do estado, visitava a cidade quando Elizabeth, esposa do pioneiro Arthur Thomas, escutou o canto de um pássaro.

Curiosa com o ruído, o qual se assemelhava ao ressoar de um metal, Elizabeth acabou por descobrir que a ave era uma araponga. Deste episódio nascera, então, o nome Arapongas. 

2. E AS RUAS TAMBÉM!

Por aqui, todas as ruas também têm nomes de pássaros! 

Se você é araponguense, provavelmente já sabe dessa informação. Mas temos outra curiosidade: nem sempre foi assim.

Inicialmente, na época da estruturação da cidade, as ruas tinham nomes de personalidades e figuras históricas. Porém, estes foram substituídos posteriormente para que se adequasse à identidade de "Cidade dos Pássaros".

3. CANTO DE MARTELO

Por falar nessa ave, vale lembrar que existem três tipos de araponga no país: a da Amazônia (Procnias albus), a do Nordeste (Procnias averano) e a araponga comum, também chamada de araponga ferreiro (Procnias nudicollis).

Apesar de todas terem o canto característico, similar a um martelo batendo numa superfície de metal, é provável que Elizabeth tenha ouvido a araponga comum, já que é mais frequente em nossa região.

4. PRIMA DE LONDRINA

Arapongas pertence à região metropolitana de Londrina, sendo o segundo mais populoso dessa área - e o décimo sexto de todo o estado.

Antes de sua emancipação e fundação, no entanto, o território araponguense fazia parte de Londrina, de fato. 

Em 1943, passou a incorporar o território do município de Rolândia, vizinho à cidade, e somente em 1947 tornou-se independente.

5. EM CRESCIMENTO

Com mais de 104 mil habitantes, segundo o IBGE, Arapongas cresce acima da "velocidade" de nosso país.

Entre os anos 2000 e 2010, a população da cidade cresceu a uma taxa média anual de 2%, enquanto o Brasil expandiu 1,17%. Na análise anterior, entre 1991 e 2000, a população de Arapongas cresceu sob o índice de 3,16% e o país em 1,39%.

Incrível, né?

6. POLO DOS MÓVEIS

Além de "Cidade dos Pássaros", Arapongas é conhecida nacionalmente pela sua robusta indústria de móveis. A cidade é considerada o segundo maior polo moveleiro do Brasil.

No estado do Paraná, é ainda o município com maior número de postos de trabalho neste segmento, cujo qual representa 32% da economia industrial de Arapongas.

7. UMA CIDADE DOS TRÓPICOS

Por último, mas não menos importante, a cidade tem em sua geografia um importante destaque: é atravessada pelo Trópico de Capricórnio. 

A linha imaginária está situada na BR-369, na saída para a cidade vizinha de Apucarana, e conta com sinalização para que os viajantes possam identificá-la!


Notice: Trying to get property of non-object in /home/hotelexecutivearapongas/www/blog/wp-content/themes/html5blank/single.php on line 163